UM POUCO SOBRE ILHABELA

NOSSA HISTÓRIA

 

A história colonial de Ilhabela começa quando os integrantes da primeira expedição exploradora enviada por Portugal à Terra de Santa Cruz chegaram a Maembipe em 20 de janeiro de 1502, dia consagrado, pela Igreja, a São Sebastião. Essa expedição – que rebatizou a ilha de Maembipe com o nome de São Sebastião – foi comandada por Gonçalo Coelho, era composta por três caravelas, e dela fez parte Américo Vespúcio, conhecidonavegante italiano.

 

Vespúcio escreveu mais tarde que, se realmente existisse um paraíso na Terra, este certamente estaria muito próximo a esta região, hoje denominada Litoral Norte de São Paulo.

Por diversos motivos, essa região permaneceu completamente desabitada ao longo dos primeiros 100 anos após a passagem da expedição comandada por Gonçalo Coelho.

Somente em 1608 é que viriam a se estabelecer os primeiros colonos (sesmeiros) em ambas as margens do canal do Toque-Toque (hoje canal de São Sebastião). Foram eles Diogo de Unhate e João de Abreu, burocratas portugueses oriundos da Vila do Porto de Santos.

SUAS MAIS DE 40 PRAIAS DESLUMBRANTES

 

Quarenta e duas praias, mar azul com águas límpidas e geografia privilegiada. Esta é Ilhabela, cidade do litoral norte de São Paulo, a 135 km da capital. O arquipélago de Ilhabela é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. Com 83% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, a cidade abriga a maior reserva de Mata Atlântica do planeta. Sinônimo de flora exuberante e fauna rica em diversidade, a beleza local é completada por suas 42 praias de diferentes estilos e cachoeiras abundantes. Desde 1979, recebe a Semana Internacional de Vela, a maior competição da categoria na América Latina.

 

Cidade do litoral norte de São Paulo também é ideal para a prática de mergulho. As praias são um grande atrativo para os turistas. Ao todo, são 42, espalhadas pelos 130 km de costa. Alguns destaques são Saco da Capela, frequentada por amantes da pesca, esportes náuticos banhistas que procuram tranquilidade, Praia dos Castelhanos, a maior da cidade, Praia do Jabaquara, com larga faixa de areia cortada por dois riachos e mar azul turquesa, e Praia da Armação, um dos melhores locais de Ilhabela para a prática de windsurf.

CAPITAL NACIONAL DA VELA

 

O arquipélago de Ilhabela é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. Com 83% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, a cidade abriga a maior reserva de Mata Atlântica do planeta. 

 

Em julho, Ilhabela se transforma no palco da maior disputa náutica da América Latina: a “Semana Internacional de Vela de Ilhabela”. Realizado desde 1973, o evento atualmente reúne velejadores de diferentes países, entre eles Argentina, Uruguai, Chile, Itália e Alemanha. São 400 barcos com 1.500 velejadores disputando regatas pelo canal de São Sebastião.

A “Semana Internacional de Vela de Ilhabela” é considerada um dos maiores e melhores eventos esportivos da vela sul-americana e brasileira. As competições e atrações da cidade movimentam a rede hoteleira, restaurantes e comércios em geral, e o turismo gerado é responsável por impulsionar a economia local.

Durante o período da disputa náutica, a cidade recebe 50 mil turistas e oferece atrações culturais, de lazer e de entretenimento com shows musicais, cinema e festival de dança, tudo gratuito.

CULTURA CAIÇARA DE ILHABELA

 

Espalhadas pelas ilhas de São Sebastião, dos Búzios e da Vitória existem ainda 18 núcleos de comunidades tradicionais caiçaras, onde cerca de 1,2 mil moradores vivem quase que exclusivamente da roça de subsistência e da pesca artesanal, cujo excedente é comercializado.

 

O termo caiçara tem origem na locução caá-içara, utilizada pelos indígenas da família lingüística tupi-guarani para denominar as estacas e galhos de espinhos colocados em torno de suas aldeias para a defesa das mesmas, e também era como eles denominavam o curral feito de galhos de árvores fincados na água para cercar o peixe.

 

Com o passar do tempo, caiçara passou a ser o nome dado às palhoças construídas nas praias para abrigar as canoas e os apetrechos dos pescadores e, mais tarde, para identificar os indivíduos e comunidades dos litorais paulista, paranaense e sul-fluminense.

ENDEREÇO

Av. Pedro de Paula Moraes, 720

11630-000 - Saco da Capela - Ilhabela - SP 

CONTATO

Ligue: +55 (12) 3896-1375 | (12) 3896-5191

WhatsApp: (12) 99188-9914
reserva@pousadadoshibiscos.com.br

LINKS ÚTEIS

- Hospeda Ilhabela (o maior portal da ilha)

- Canal do Tempo (The Weather Channel)

- www.ilhabela.com.br (o portal oficial da cidade)

- Ecovias (Imigrantes, Anchieta, etc...)

- DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A)

- Agendamento de Balsa para Ilhabela (DERSA)

- Prefeitura de Ilhabela

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • velinn-Favicon
  • Trip Advisor ícone social

MAPA